Eles realizaram coleta de sêmen e utilizaram o US Doppler para realizar um perfil epidemiológico dos touros que serão ofertados no 4º Dia de Campo e Negócios em 2016.
Neste sábado (20/02) um grupo de pesquisadores liderados pelo Dr. Celso Koetz Junior, associados à UFRGS – NESPRO, estiveram na fazenda 3 Marias Agronegócios em Videira-SC, coletando dados e amostras dos touros da safra 2016.
Desde a manhã eles coletaram amostras de 55 touros com aproximadamente 1 ano e 5 meses de idade, onde realizaram o exame externo do aparelho reprodutor dos animais, e coletaram amostras de sêmen para posterior análise em laboratório da Universidade. Coletaram também amostras de sangue para análise de possíveis doenças reprodutivas e transmissíveis através do sêmen e utilizaram o US Doppler para avaliação de fluxo sanguíneo testicular e de vesículas seminais.
O período de coleta dos dados destes animais é sempre de 2 em 2 meses até o mês anterior ao 4º Dia de Campo e Negócios da 3 Marias. E o objetivo desta pesquisa é realizar um perfil epidemiológico das doenças infecciosas da reprodução e ofertar somente os touros aprovados em todos os exames e testes realizados, com uma garantia de quase 100% na reprodução dos mesmos em suas futuras estações de monta nas propriedades dos compradores.
No decorrer da pesquisa, a fazenda 3 Marias Agronegócios mostrará fotos e abordará a todos os resultados das pesquisas realizadas nos animais e convida desde já para o 4º Dia de Campo de Negócios que será realizado no dia 03/09/2016 na sede da fazenda em Videira-SC.